UMA EDIÇÃO DE LUXO!

Que a moda é algo delicioso e nos deixa super interessados em ler, falar sobre, pesquisar e se alimentar dela, todos aqui já sabemos e concordamos. Mas o mais legal é quando ela, a moda, sai das passarelas, das revistas, das araras das lojas e da tela do computador e vem dar rasante sobre nossos corpitchos, fazendo com que a gente bem se sinta parte desse mundão. Sabe como?

Começa assim: o estilista se inspira, desenha, faz o release (explicando o conceito da coleção a ser apresentada, como inspiração, tema, justificativa de cartela de cores, shapes, volumes) e desfila. Já neste processo ele conta com o auxílio luxuoso de um stylist, que tem a responsabilidade de amarrar a história proposta (através dos acessórios, sobreposições, caras e bocas das modelos…), montando os looks e organizando sua ordem de entrada na passarela. Isto tudo apresentado, entram em cena, então, os editores de moda, que vão se utilizar das roupas lançadas nos desfiles para coordená-las e inseri-las num outro contexto sob uma outra ambientação. Desse modo novas histórias são contadas e novos desejos são instigados, agora através das páginas das revistas de moda (tem mais assunto sobre todo esse processo aqui, aqui e aqui. Tem também a top stylist Thais Mol em entrevista a Glauco Sabino no Descolex, acreditando que, por ser o trabalho tanto do stylist como do editor de moda a transcendência da criação dos estilistas, dá pra se estabelecer um paralelo entre as duas atividades, ou, até mesmo, um sinônimo entre uma e outra).

Coleções verão 2008 – passarelas internacionais e editoriais da V Magazine

Só pra deixar a gente bem feliz, aqui é o ponto em que tudo fica mais divertido e ao alcance de nossas mãos. Se editor de moda e stylist são aqueles que contam uma história compondo roupas criadas por um estilista com os acessórios e as roupas desenvolvidas por outros estilistas, todos nós, todos os dias, ao nos vestirmos e combinarmos, num mesmo look, peças diversas de origens diversas, somos nossos próprios stylists e editores e contamos a nossa própria história, de moda e de estilo, qualquer seja o estilista, a roupa ou o conceito que estejamos vestindo. E com direito a perrengues em momentos cruciais (como os frequentemente enfrentados pelos editores, tipo chuva em dia de fotografar externa) e à belíssima solução deles – afinal, quem nunca colocou o guarda-roupa abaixo, quase surtou e saiu de casa como veio ao mundo, mas no final gerenciou todo o babadex e fez um look amazing?!

E se todo editorial de moda conta uma história e esta história é formatada de acordo com o perfil da revista em que será publicado, com o perfil do leitor dessa revista e com a linguagem da publicação (como as Oficinas já comentaram), do mesmo jeito tem que ser a história contada por nós ao nos vestirmos – tem que vir formatada de acordo com o nosso perfil. Só assim estaremos consumindo a moda de maneira saudável e, mais importante, nos divertindo e interagindo com ela. Como bem disse miss Mol, é o seu modo de (se) vestir e estar na moda que fará com que os outros se encantem pela imagem que você criou. E a mestra Marie Rucki completa: “só a roupa não gera interesse (…), essa a gente pode ver na arara da loja – o que gera interesse é a forma como a roupa é apresentada”.

Por isso, olhe pra moda do seu jeito, monte um modelito luxo e bora arrasar na apresentação! A galera aí de baixo, gente como a gente em editorial da vida real, já se jogou.

Coleções da vida real, que tanto podem ser Prada, Saint Laurent, Vuitton (…), de 2007, 2008 ou 2009 (…) como podem ser da lojinha ao lado, do brechó da esquina ou do guarda-roupa não-datado da mãe, do pai, da avó, da tia… A criatividade é a alma e é, sempre, mais negócio. Enjoy yourself!

2 Respostas to “UMA EDIÇÃO DE LUXO!”

  1. fernanda Says:

    arrasou no tema no post e na escrita, tati. =)

  2. Glauco Sabino Says:

    Valeu pela referência!!!! Super bom o texto. Bjos!

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