ENSAIO – DUAS LINGUAGENS, UMA ESTÓRIA

A comunicação é o motor que move o mundo. Saber se comunicar é, portanto, questão de sobrevivência. Conhecer e dominar as múltiplas linguagens da comunicação são necessidades de qualquer animal que queira pertencer ao topo da cadeia alimentar.

Escher – Plane Filling II

……………………………………………………………………………………..

Escher – Metamorfoses

……………………………………………………………………………………..

Escher – Metamorfoses

……………………………………………………………………………………..

Escrever, em primeiro lugar, significa comunicação, expressão. Palavras nada mais são do que um meio de se demonstrar algo. Quando bem combinadas, as palavras são uma forma de contar alguma coisa. Escrever é transmitir uma mensagem, exteriorizar uma idéia, contar uma estória.

A escrita é uma das mais objetivas linguagens da comunicação, mas encontra uma considerável barreira: exige alfabetização para ser compreendida. Letras não cumprem seu papel se somente vistas – elas precisam ser lidas.

Por outro lado, a linguagem visual, diferentemente da escrita, constitui-se essencialmente de imagens, que, bastando por si só, são mais diretas, mais instantâneas e, por isso, mais abrangentes, mais suficientes.

………

(por Tati Rodrigues)

A moda, instrumento da linguagem visual, é também comunicação e, assim sendo, item básico de sobrevivência humana. Moda não é futilidade. Moda é expressão. Síntese do pensamento de uma cultura, é identidade de um povo e reflexo de uma época (talvez uma das mais importantes formas de caracterização temporal que conhecemos). Moda é ciência – marca na identidade cultural de um povo, faz parte de sua história e é objeto de estudo para seu entendimento. Fazer moda, tal qual escrever, é contar uma idéia, não através da combinação de palavras e sim através da harmonização (ou ausência dela) de outros elementos – as fibras, os tecidos, as cores, as formas e os volumes. Assim pode-se dizer que o domínio da arte de fazer moda segue os mesmos princípios do domínio da arte de escrever e ambas, moda e escrita, sendo instrumentos da comunicação, expressam e reformulam idéias, contam estórias e são importantes delineadoras da História.

(por Tati Rodrigues)

E para mim moda é, além e acima de tudo, humor. Moda é diversão, leveza, devaneio, tal qual o é, para mim, também a escrita. Quando faço moda, assim como quando escrevo, exponho uma narrativa, crio, reciclo, combino, componho e atinjo meu momento máximo, o ápice de duas das minhas paixões.

É quando participo e desenho a História, e é como me mantenho no topo da cadeia alimentar.

Tags: , ,

2 Respostas to “ENSAIO – DUAS LINGUAGENS, UMA ESTÓRIA”

  1. fernanda Says:

    olha, to falando que o seu negócio – além de fazer moda – é comunicar…. tá vendo? =)

  2. Thais Martinez Says:

    Oi Tati,

    mandou muito bem no texto com o laço entre a comunicação e a moda, enfim elas não vivem semparadas…

    Moda é ume stado de espírito, é estar bem, é se amar, é saber interpretar!

    bejus

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: