O REINADO DE REINALDO

as bonecas de Reinaldo em porcelanas Sèvres, Limoges e russa, aspirações do estilista para seu verão 2009

A moda tem por uma de suas funções o questionamento social. Como bem disse Yamamoto, poucas manifestações artísticas podem, como ela, influenciar tão diretamente as pessoas. Por ser a vestimenta indispensável, quando cumprida inconsequentemente só assume-se como mais uma obrigação imposta pela sociedade ao indivíduo. Já quando explorada e degustada ao seu máximo, em vez de aprisionar, reforça a autenticidade e a personalidade dos que dela se vestem.

Tanto a obsessão quanto a negligência podem transformar a moda em uma prisão ao corpo e à psique. Ser vítima dela ou simplesmente ignorar sua existência são formas de amarras às quais podemos nos atrelar – e nos perder, essencialmente.

E quando a essência se esvai de um ser humano ele se descaracteriza enquanto um. E se engessa. Seus movimentos, bem como sua existência, viram mecânicos e sua diferenciação para com uma boneca de porcelana é praticamente nula.

Aí, neste ponto, entra Reinaldo. E entra a moda que questiona. E entra a habilidade do estilista em questionar argumentando com a beleza, quase nos fazendo esquecer o porquê de tudo aquilo.

E se a manifestação em moda tem por finalidade a exteriorização da personalidade humana através da beleza e o questionamento social, alguém que faz de tudo isso uma coisa só e desfila em uníssono deve, no mínimo, ser considerado um GRANDE profissional, além de um grande antropólogo, um grande filósofo, um grande artista, um grande anarquista, um grande criador…

Às bonecas de Reinaldo um reinado estático, em estantes.

Às Mulheres de Lorenço a beleza dos movimentos. Exuberantes.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: