DANS PARIS

Em Paris se coroou a moda. E em Paris se imperam os sentires, os mais variados deles.

Estive lá, em Paris, por três meses. E estive, por bem mais deste mesmo período, onde “Em Paris” está. O filme é de 2006 e foi lá que o assisti, num contexto similar a este meu final de 2008. Fui pelo nome, voltei por ele mesmo.

Paris, a cidade, me é muito especial. Minha primeira experiência em morar fora do país, minha primeira experiência em estagiar fora do país e minha primeira e definitiva experiência em uma cidade que ultrapassa os clichês da magnificência que consegue assumir. Foi por Paris que me seduzi por “Em Paris”.

Entretanto, à margem da cidade, estão o filme, seu diretor, seu figurino e seu elenco. Tudo se inicia com um Louis Garrel matutinamente belo, de cabelos mal lavados, suéter e samba-canção às 8 da manhã. Segue com um Romain Duris (já perfeito em ‘Albergue Espanhol’) absolutamente entregue às dores e à beleza de uma depressão que se sobrepõe ao fim de um grande amor. Paris como pano-de-fundo, mulheres francesas como motivo e o Senna com escoamento da dor.

(Sei bem como escoar em dor pelo Senna…)

Uma irmã que se matou por carregar todo o contexto do mundo e um pai em silencioso desespero revertido em carinho pelo filho em desassossego completam o enredo. Ah, tem também a ponte.

Garrel, em sua introdutória narrativa, questiona: pode um amor fazer você se jogar de uma ponte?

O amor pode fazer você se jogar, eu diria.

E a ponte é uma conexão, como há sempre no amor. Quer seja quando ao seu encontro como enquanto caminho de seu desencontro.

Sobre os figurinos, são eles a metáfora de seus personagens costurada em tecido. Romain passa praticamente todo o filme de cuecas ou ‘mijões’, exteriorização de seu momento íntimo. Garrel sobrepõe ao moletom estampado uma jaqueta de couro, numa alusão à impermeável abertura que lhe cobre o colorido da vida. Alice, ex de Garrel, usa um casaco sem cavas embaixo dos braços, roupa que lhe segura os movimentos assim como Garrel lhe sufoca o continuar.

em_paris_amb

romain, alice e garrel

Hoje vi uma foto de Garrel e me lembrei de ‘Em Paris’. E assim voltei à Paris, que continua desejavelmente bela, como Garrel.

Tags: , , , , , , , ,

5 Respostas to “DANS PARIS”

  1. leticia toniazzo Says:

    Letícia Toniazzo said…
    oi tati! sem sombra de dúvidas uns insistem em fazer isso mais do que outros e, às vezes, acho que nem é culpa da publicação. quando falo em vogue brasil aqui no post, falo quase até de gozação, tamanho tem sido o fuzuê em torno da publicação nos últimos tempos. às vezes a culpa é do stylist, do editor de moda, do fotógrafo, até do maquiador, não necessariamente da revista. o paulo não falou que, às vezes, é até melhor copiar do que pensar, pensar, pensar e fazer um monte de porcaria? ele foi aplaudido. pelo visto a platéia inteira concordou com ele. só acho que aí, se for copiar, copia feito o meisel, copia com qualidade, copia bem feito, copia igual – coisa que nunca acontece por aqui…. copiar é feio, mas é menos feio quando se faz direito. e se não existem condições ou talento ou sei lá o que para copiar direto, não faz. ah! nem vou entrar no mérito da criatividade, porque aí não estaríamos aqui falando de cópia!
    bjos!

  2. Camila MODAmundi Says:

    Linda… sua declaração de amor á capital francesa!
    bjs

  3. Márcia Mesquita Says:

    nossa, eu AMO esse filme e AMO o louis garrel ehuaehuhae
    ele é o homem da minha vida
    besos

  4. RAPIDINHAS (2) - LOUIS GARREL « o avesso do espelho Says:

    […] é, ele está de volta. Lindo e francês, as […]

  5. A BELA JUNIE « o avesso do espelho Says:

    […] Honoré, diretor, já deve ter amado muito. E já deve ter perdido muito com seus amores. Em “Dans Paris” e “Les Chansons d’Amour” suas perdas são tão explícitas quanto em La Belle […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: