CAPITU

Capitu pode tanto ser a santa apedrejada como a oblíqua dissimulada. Em sendo ou uma ou outra, sua presença se faz mais forte e pontual que a de Bentinho (Dom Casmurro, em seu livro homônimo).

E assim, feminina, Capitolina coloca em xeque (como tantas outras) os dois lados que toda mulher traz dentro de si: Vênus e Lilith. A primeira, deusa do amor. A segunda, a primeira mulher de Adão expulsa do Éden por ousar confrontá-lo.

Eu, particularmente, amo todas as mulheres cabidas em uma só. E espero, ansiosa, a versão da personagem a estreiar, na Globo, terça-feira que vem. De Luiz Fernando Carvalho (o mesmo do delicioso “Hoje é dia de Maria”, lembram-se?), Capitu, a minissérie, faz jus ao que deve ser e não recebe, tal como no livro, o título de Dom Casmurro.

A contar pelo vídeo, a produção tem tudo pra fazer valer a pena a televisão. Com figurino, luz e cenário absurdos, para o Romeuuu tem ares de ‘Maria Antonieta’, de Sofia Copolla. Para mim, tem desejos de ‘Moulin Rouge’, de Baz Luhrmann. Mas tanto em um como em outro, a linguagem é de hoje para fazer mais próxima uma história de ontem – e acho que Capitu será assim.

E se a vida é uma ópera, isso eu não sei. Mas que no mínimo o é uma tragi-comédia de teatro mambembe, isso pode bem ser.

Entre a Capitu apedrejada e a Capitu oblíqua, fico com a santa dissimulada. Ou fico com o SER feminino, que tem muito para amar e mais ainda para ser amado, sem julgamentos.

Let the seasons begin.


Tags: , , , , , , , , , ,

6 Respostas to “CAPITU”

  1. Márcia Mesquita Says:

    nossa, eu também estou LOUCA pra começar, vou ficar com olheiras de Bento, O Vampiro Brasileiro por ficar acordada ate tarde, mas as produções do Luiz Fernando são sempre um primor e eu adooooooooro o Melahmed!!!

    Vou até reler Dom Casmurro porque li quando tinha 12 anos, e Machado é pra se ler quando já se é irônico além da conta ehhe

    bjs

  2. Márcia Mesquita Says:

    huehuaehuhaeuhae
    eu ERA hermanete hehehe
    eu tb tati, ate porque não gostei muito do novo cd do camelo
    e quanto a mallu, apesar de gosta de folk q nem ela, acho a voz muito de menina…

    sou mais little joy hehe

    e poooxa, nao vou poder ir no encontrinho =(
    povo da turma do colegio marcou de se reunir esse final de semana, na minha cidade natal, ai vou pra la. =((((

    beijocasss

  3. Márcia Mesquita Says:

    aff, quem dera q fosse o Rio, é volta redonda, no interior do estado do rj ehehehe. feeeeeeeeia…. hehehe mas quando eu for pro rio eu aproveito tb ehehehe

    beijocas

  4. Paulandre Says:

    Capitu é muito contemporânea…eis a dádiva de Machado! Luis F. Carvalho sempre primoroso, amo o filme Lavoura Arcaica. Achei que a cenografia e o figurino tivessem um jeito mambembe..será? Nossa..agora quero ver!

  5. Sil Saraiva Says:

    Dica bacana! Adorei… estou ansiosa para assistir ao programa!
    Um beijo.

    Sil Saraiva – B&B

  6. Diana Rodrigues Says:

    Simplesmente Divino !

Deixe uma resposta

