RAPIDINHAS (5) – CAPITU

É HOJE!

Do romance:

“Nisto olhei para o muro, o lugar em que ela estivera riscando, escrevendo ou esburacando(…). Vi uns riscos abertos, e lembrou-me o gesto que ela fizera para cobri-los. Então quis vê-los de perto, e dei um passo. Capitu agarrou-me, mas, ou por temer que eu acabasse fugindo, ou por negar de outra maneira, correu adiante e apagou o escrito. Foi o mesmo que acender em mim o desejo de ler o que era.”

bentinho_capitu

“Capitu era Capitu, isto é, uma criatura mui particular, mais mulher do que eu homem.”

capitu_adulta

“Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, ‘olhos de cigana olbíqua e dissimulada’. Eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se  se podiam chamar assim.

(…)

Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acomode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo(…). Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. (…) Traziam não sei que fluido misterioso e energético, uma força que arrastava para dentro(…). Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros; mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me.”

——————————————————————————————-

Qualquer amor assim menos… oblíquo, e já não vale ele a pena.

——————————————————————————————-

Tags: , , , , , , ,

5 Respostas to “RAPIDINHAS (5) – CAPITU”

  1. Renato Says:

    O amor, se verdadeiro, nunca é menos.

    A gente podia marcar de se ver, não acha?

  2. Márcia Mesquita Says:

    nossa, eu ameeeeeiiiiii
    já esperava muito, porque amo o luiz fernando e o melamed!!!!
    vc viu que lindo a hora que vestem a dona glória? a atenção para os detalhes da indomentária?
    e ameeei a trilha sonora, quero descobrir quem canta aquele tema do bentinho e capitu

    bjs

  3. Márcia Mesquita Says:

    adorei seu comentario tati! ate pq ele me fez ver q escrevi acessório com dois ss no ce ehuehuhaeuhauehaehuahe
    bjss

  4. tatirodrigues Says:

    Márcia darling, o tema de Bentinho e Capitu é este aqui ó:
    Beirut com Elephant Gun “Let The Seasons Begiiiiiiiiin”! Incrível né?!

  5. alda Says:

    esse romance é um dos mais lindos da nossa literatura!

Deixe uma resposta

