FASHION RIO – DAY 2

REDLEY

redley_amb

Mais um exército eco-army para se juntar ao ‘case de sucesso’ da Osklen. Meninos guerreiros e meninas com ares de meninos guerreiros, maxi-tricôs, tecidos construídos a partir de garrafas PET, tudo com um ar despojado e desencanado, meio Matrix meio ‘Senhores da Floresta’, em materiais que parecem deliciosos ao toque com uma cartela de cores saída de uma densa floresta tropical em um dia nublado, iluminada pelo laranja de um pôr-do-sol contemplativo. Coturnos para reforço. Do exército.

A Redley sabe muito bem qual é a sua luta e a batalha pelo inverno 2009 está, em definitivo, ganha.

GIULIA BORGES

giulia_borges_amb

Na briga entre cowboys e índios apaches, os novos estilistas da moda brasileira é que saem ganhando. Costurando um bom exercício de geometria em formas e volumes com roupa interessante de se usar, Giulia traz laços e babados para o universo masculino que a inspirou, numa cartela de cores quente e fechada (não tão comercial mas que funciona), com maxi-brincos que enriquecem qualquer produção, do maiô ao jeans e camiseta (da praia à cidade, portanto), mesmo sendo a coleção destinada ao inverno – que por ser tupiniquim, sempre flerta com prováveis visitas ao mar.

Uma história bem amarrada e que dá vontade de usar, enfim.

HOMEM DE BARRO

homem_de_barro_amb

As meninas brincaram com Tistu, O Menino do Dedo Verde (do francês Maurice Druon) e saíram inspiradas desta brincadeira. Em seu inverno 2009, a Homem de Barro desenha mulheres com ares de meninos ‘encapetados’ (desses que usam calças curtas, suspensórios e chapeuzinhos para brincar na rua, com seu cahorro e estilingue de estimação e têm band-aids nos joelhos por conta de algum travesso arranhão), sem se esquecer da feminilidade que lhes é intrinseca e que lhes sobrepõe delicadeza mesmo em looks de masculina esperteza.

COVEN

coven_amb

Defile preciso, com começo, meio, fim, shapes e idéias bem definidas, além de um exercício de desenvolvimento de matéria-prima primoroso – é ou não absurdo o efeito final de neoprene obtido por meio do tricô?!

Meninas meio rockers meio amazonas, sexys na medida, modernas e bem resolvidas aparecem com calças super justas (adorei!), camisetas despretensiosas (valeu Thais!), vestidos super bem desenhados e recortados e texturas de lã desfiada (que lembram os pelegos usados entre as selas e os cavalos) também para vestidos e jaquetinhas, perfeitas para serem usadas como 3ª peça, em qualquer look.

Uma imagem forte desenvolvida para uma mulher também forte – atitude exata para quem deseja dominar um guitarra ou um cavalo, quer sejam eles, guitarra e cavalo, reais ou simbólicos.

MARA MAC

mara_mac_amb

Tudo muito confuso, tudo muito tudo. Quem é a mulher Mara Mac neste inverno, afinal? Pra mim ela se demonstrou caricata, confusa, com volumes amplos que a desvalorizaram, com todos os shapes de calças possíveis para a temporada (teve nova baggy, legging, pantalona, cintura alta, cintura baixa), com sapatos feios e com uma vontade “quero ser todas sem saber ser nenhuma”.

É, não gostei.

Em tempo: Isabelli está linda neste último e transparente look, justiça seja feita.

MELK ZDA

melk_zda_amb

Bom, eu adoro o estilista, adoro suas idéias, sou leitora assídua de seu blog e sei das dificuldades de ser um novo estilista neste Brasil varonil. Sendo assim, escancaro, desde já, minha parcialidade sobre este desfile. Melk Zda é um estilista que não vive o mundinho fashion do eixo São Paulo-Rio. Tem uma linha de manufatura muito bem arraizada e com isso vai costurando seu caminho, com peças que não tem ares folclóricos ou ‘feitos pela vó’ (embora eu adore roupas feitas por avós). Melk Zda faz, portanto, aquele tipo de roupa que não podemos olhar só com os olhos – suas roupas são feitas para serem tocadas, sentidas, longamente degustadas, quer tenham sido inspiradas no Chapeleiro Maluco (como este inverno) ou Camille Claudel (verão 09).

Se nesta coleção não tivemos aquele a mais que gostaríamos do estilista, tivemos, ao menos, ele por inteiro – o que, em tempos de crise econômica e de identidade, se faz um importante viés a ser trabalhado.

ALESSA

alessa_amb

Ai, esquisito. Cetim com veludo com flores com transparência com vinil com sapato pesado… tudo no mesmo pacote. Mudar é bom e faz a gente ir pra frente, mas se esquecer de quem se é não leva ninguém a lugar nenhum.

Alessa, cadê sua alegria? É esta estampada em rosas?

TNG

tng_amb

Roupa pra ver, comprar e usar. E depois de um tempo aposentar. E só.

Sim, Regina Guerreiro (lenda da moda brasileira e Fashion Consultant at Large da marca) é mestre e por assim ser sabe que o que a TNG intenta é vender. Desse modo, vambora: bons os jeans ultra-lavados, bom o macacão dele e bons os costumes em denin. Bacana as modelos vestidas em colants e sobreposições de jaquetinhas (num perfume daquele desfile de Victor & Rolf, “One Woman Show”, com várias golas de camisa explodindo de uma roupa só) marcando a entrada de cada momento novo no desfile e bem bom o paletá molenga com lapela de cetim (pra ela), numa alternativa esperta ao cardigan como 3ª peça.

E é isso: análise comercial para um desfile idem.

(fotos: Érika Palomino e Chic)

Tags: , , , , , , , , ,

9 Respostas to “FASHION RIO – DAY 2”

  1. Thais Says:

    “calças super justas (adorei!), camisetas despretenciosas, vestidos”

    DespretenSiosas, please! Básico para uma escritora, né?

    beijos,

    Thais

  2. tatirodrigues Says:

    Thais querida, muito obrigada por sua correção!!!

    Sei que não tem desculpa, mas a pressa é, realmente, a inimiga da perfeição – ou, no caso, do básico mesmo.

    Adorei!!! Pode canetar sem dó!!!

    Beijão!

    P.S.: Tô indo corrigir, mas não conta pra ninguém hein?! Hehehe…

  3. Thais Martinez Says:

    Oi Tati, quanta novidade no seu blog!!!!!!!!!!! Ameiiiiiii as críticas de moda sobre as marcas. Estou fazendo algo também no A moda como ela é! mas um pouco mais específica em beleza que é meu ramo.

    beijokas e vou continuar aqui acompanhando, tudinhoooooooo!

  4. Moose Says:

    o mais legal de semana de moda é criticar…pode falar a verdade…é ótimo ver os deslizes da galera!

    Concordo com vc sobre o Melk Z-da, tb leio seu blog, ele ilustra que é uma loucura né? E ele é bem chegado num trabalho de superfície, é todo cheio de pesquisas, realmente se entrega pra coleção, ele mesmo e não um terceiro, não um laboratório…é mto legal!

  5. Márcia Mesquita Says:

    nossa, que correção singela hein… ehhehe

    to numa correria danada, so me restou ler as impressoes dos amigos! ehuaehuhaeuhae

    e por favor, me conta de maysa HAHAHAHAH to sem tv!!!!!!!!
    logo na ultima semana de a favorita! terrivel! heuheuhae
    bjs

  6. Renato Says:

    Nossa, o blog tem um monte de coisa legal e a pessoa nunca se dignou a comentar. Aí vem um erro qualquer e “pá” – não pensa duas vezes em detonar.
    Por que as pessoas são assim, né?!

    E ah, diferentemente da Thais, que bacana que está cobrindo todos os desfiles do fashion Rio. Adorei, mais uma vez.

    Beijo.

  7. sarahdesigner Says:

    Eu gostei muito da cobertura por aqui, rápido, compacto e verdadeiro. Concordo com tudo, tudo, tudo. Mas devo dizer que estou em tempo de morrer cada vez que vejo um desfile e me aparecem combinações de vermelho com roxo. Me sinto igual o super-homem quando vê kriptonita! Um horror.
    Beijos Tati, parabéns.

  8. alda Says:

    querida tô adorando tua análise sobre os desfiles, até pq. eu sou completamente leiga p/ essas coisas, mas é legal ver um ponto de vista mais profissa pq. o meu é mais um feeling, saca?
    É o caso da TNG sempre que vejo os desfiles da marca fica uma coisa estranha p/ mim, não me agrada😦,
    bjka

  9. sarahdesigner Says:

    Ah Tati, queria te dizer que estou fazendo umas notas sobre o que têm de bacana em termos de acessórios, depois passa lá e me diz o que acha ´euamoacessorios.wordpress.com’.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: