SPFW – DIA 2: RONALDO FRAGA

Bom, teve o Ronaldo.

ronaldo_one

Sei lá gente, tô meio passada ainda. Esperava um desfile, não um show.

Começou pelo cenário: lindas marionetes gigantes que, ao mesmo tempo em que atrapalhavam a visão, enchiam a retina de beleza, isso é bem verdade.

E depois dos bonecos, os modelos.

Quando o Jorge do Ano me disse que iam ter velhinhas (os) no desfile, achei que era um ou outro – mas não achei que o casting TODO fosse de senhores-senhorinhas liiiiiindos!!!!!

Tá, tiveram também as crianças, afinal Ronaldo falou de Álvaro Apocalypse, autor mineiro que acredita que a vida é como o início e o fim de um traço de giz (daí os senhorzinhos e as crianças…).

Mas para além das crianças, o que me emocionou, de fato (e pela primeira vez no dia), foram homens e mulheres em idade considerada idosa vestindo, digníssimos (ênfase no DIGNÍSSIMOS, por favor), roupas consideradas modernas e arrojadas – e ficando PERFEITAMENTE adequados a elas.

Gente, vocês prestaram atenção na história toda – um estilista fez uma coleção inteira para um casting inteiro de senhores e senhoras, das mais variadas alturas e dos mais variados pesos e shapes. Como – como – ele fez isso? Porque roupas de desfile são confeccionadas a partir de uma padrão de modelos (peso tal, cintura tal, quadril “X”…), mas como fazer quando seus modelos não seguem nenhum perfil, não se enquadram em nenhum estereótipo?

E a sensação de “estou muito à vontade” que todos aparentavam? Bem parecia que tinham nascido para desfilar, embora descobertos um pouco tardiamente…

Fora que a roupa era um caso à parte. (Supostos) Vovôs e vovós vestindo formas e volumes de gente contemporânea, antenada com o mundo em que vive, independentemente da idade que carrega. Entretanto, como fiquei estagnada e não consegui escrever uma linha sequer vendo tudo aquilo que se desdobrava na minha frente, deixo uma análise mais completa com quem tem algo importante a dizer.

ronaldo_two(fotos Charles Naseh para Oficina de Estilo)

De resto, acessórios desenhados, em giz, em losinhas, como se fossem ensinamento.

E eles são, ensinamento.

Quem os carregou e quem os desenhou principalmente.

Tags: , , ,

3 Respostas to “SPFW – DIA 2: RONALDO FRAGA”

  1. Márcia Mesquita Says:

    nossa, eu so vi as fotos e fiquei suuuper emocionada

    lembrei muito dos meus pais. minha mae tem 67, meu pai 70
    e minha mae, numa crise de falta de vaidade, diz q nao pode mais usar certas roupas pq fica ridicula. vou mostrar o desfile pra ela.

    um tapinha de luva de pelica para o preconceito de idade e formas da moda…

    bjss

  2. Cristina Uetake Says:

    Uma grande idéia de Ronaldo Fraga esse desfile com as senhorinhas e senhores! Fofo… e emocionante tb!
    Bjuuuuuuuus

  3. alda Says:

    PASSADA!! essa é a palavra que definiu meu deslumbramento pelo desfile do Ronaldo, sempre admirei o trabalho dele e de certa forma sempre espero um show de seus desfiles pq. ele é muuuito criativo, mas não poderia imaginar oque estaria por vir, uma roupa mais democratica impossível, bonita, moderna e como vc. falou p/ um público de diferentes shapes, isso mostra na prática a “idade” tá no espirito e essa “idade” p/ mim que importa:)
    bjão querida

Deixe uma resposta

