SPFW – DIA 4

Bom, se ontem o dia tinha sido mais ou menos, o quarto dia de SPFW começou lindamente (com Reinaldo Lourenço), teve o frisson de Agyness e terminou em ascensão com Raquel Zimmermann para Animale.

Não assisti Reinaldo e confesso que ainda nem tive tempo de olhar todas as fotos de desfile, mas pelo pouco que vi pude perceber que ele continua sofisticado e minucioso, com sempre. E concordo quando diz: “O inverno vem forte e com muita energia e é uma época em que a gente precisa de uma roupa trabalhada, ver coisas novas, ver o luxo”. A estação é mais gelada, mais fechada, as pessoas estão mais encobertas e, por isso mesmo, energia, luxo e coias novas são bastante importantes (ainda mais em um país que se vende como sol, verão, calor, alegria etc etc…).

Depois teve a Agyness (que é bem linda, de verdade) e uma Ellus que me fez lembrar as páginas da Capricho quando eu comecei a gostar de moda, lá pelos idos de 1992, 1993. Gente, é Ellus e Ellus é isso – roupa pra vender. ‘As pencas. E pronto (eu vi o desfile e não escrevi sobre, mas a Fê sim, lá no Oficina. Também tem OESTUDIO e Wilson Ranieri).

E aí veio Animale. O textinho ficou assim:

spfw inverno 2009: a Animale vai de Animale

As mulheres da Animale são sempre fortes e poderosas. A imagem que a marca passa com seus desfiles e seu casting de peso é a de que quase ninguém pode com elas. Um misto de amazonas urbanas com guerreiras do cotidiano, é bem provável que se Xena gostasse de moda e vivesse entre nós, ela seria Animale.

animale(fotos Charles Naseh para Oficina de Estilo)

E não, isto não é uma crîtica do mal – é somente um exemplo pra dizer que a marca sabe muito bem quem são suas mulheres e o que elas esperam de uma roupa. Prova disso foi a platéia absolutamente animada e íntima que gritou, bateu palmas, ovacionou, se cumprimentou às pencas… Parecia uma festa em que todos se conheciam.

Bom, as roupas. Procurando contrastar esta imagem forte de sua mulher, a Animale buscou a intimidade, ou, palavras deles, “a beleza que vem de dentro”. Para concretizar isso em peças, lançaram mão das lingeries e de seus elementos, idéia que resultou num bonito trabalho de formas e volumes conseguidos pelas barbatanas dos corsets. Para quebrar a estrutura reta e enrijecida destes aviamentos, desenhos curvos foram moldados e tanto tecidos pesados quanto mais fluidos modelaram-se organicamente. A própria figura do corset em si foi desnecessária e nem precisava ter entrado na passarela, pois a alusão à peça somente pelo uso de seus elementos foi muito mais bonita. Ao lado das barbatanas, o uso de zíperes nas junções das costuras funcionou muito bem. Jaquetinhas, calças, saias e shorts devem, novamente, fazer a alegria das clientes, que não abrem mão da sensualidade nem da vontade de parecerem descoladas. As cores são de muito bom gosto: nude (lingerie), lilás, variações de roxo, um toque de limão (hehehe, verdade) e um ouro velho esverdeado anunciam um inverno calmo, sensação bastante intencionada nestes tempos de crise.

A coleção como um todo é bem focada em seu público alvo, mas a mulher que deseja dar um toque poderoso no visual pode muito bem coordenar uma jaquetinha ou uma saia da marca com o resto das roupas que possui no armário, afinal, nesta selva urbana (!), guerreiras são sempre muito bem-vindas (se é que estas peças – ou outras da família delas – vão mesmo pras araras).

E gente, posso falar, o povo AMA mesmo. Vai lá nos comentários do Oficina pra você ver.

Quero ser Animale quando eu crescer.

Tags: , , , , , , ,

Uma resposta to “SPFW – DIA 4”

  1. Márcia Mesquita Says:

    gosto do reinaldo lourenço pq ele é muito blasé hehauehuaehae

    vc usa calça baggy? então não quero ser sua amiga! HUAEHUAEAE

    a melancolia ja passou! mas vamo ser simmmmmmmmmmmmmm
    esse fds vou pro rio pq é aniversario da minha irma e vou aproveitar pra pegar coisas que estao la, livros, roupas, revistas, etc. mas depois tamos aiiiiiiiiii. topo todas!

    vou descobrir o hotel do solano. a gente planeja algo. mas ontem fui a bela junie e nao tem jeito, meu negocio é mesmo o garrel HAHAHAH
    acho que vou pedir pra gabi o endereço dele em paris e me jogar!
    alias, contei que uma amiga mais flora que eu acho o solano no orkut? HAHAHAHA! vou mandar scrap: seja um ligador, meu tel em seguida.
    to piriguete = a moda do inverno

    bjssss e vamo que vamo brasil! ehuhaeuae

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: